A importância do trabalho voluntário
Atualizado: 22 de jul. de 2022
Quando pensamos em trabalho voluntário, muitas vezes imaginamos todo o bem que podemos fazer ajudando alguém, uma instituição ou um projeto específico. Vêm à nossa cabeça palavras como: gratidão, amor, doação.
Isso tudo é muito importante e verdadeiro, mas não podemos esquecer que não se trata só do impacto que podemos causar na vida dos outros, mas do papel que esse trabalho pode desempenhar na nossa própria vida. Ser voluntário nos torna mais empáticos, mais amáveis, mais tolerantes, e ajuda a termos disciplina e sermos responsáveis.
O trabalho voluntário é uma das formas mais transformadoras de participação cidadã em nossa sociedade atual, pois é o meio com que todo cidadão, independente de escolaridade, religião, cor, condição financeira ou física, pode fazer a diferença no meio em que vive.
Além de tudo isso, já é sabido que se tornar voluntário pode ter um grande impacto na sua vida profissional, pois amplia sua forma de conhecer e compreender o mundo; permite conhecer outras pessoas, profissões e situações; ajuda a adquirir humildade, recebendo ordens e diretrizes e demonstra que se está apto para realizar diferentes funções, com vontade e determinação. Algumas empresas, na hora de contratar, verificam se a pessoa que tem experiências além do “obrigatório”.
Também é muito comum, durante um trabalho voluntário, descobrir aptidões e habilidades desconhecidas. O voluntariado ajuda a amadurecer e enxergar o mundo de outra forma. É uma experiência que enriquece seu currículo, mas principalmente, enriquece sua vida.
Ao assumir a atitude de ser voluntário, você estará participando, de forma realmente efetiva, da luta por uma sociedade melhor, com menos injustiça, menos violência e menos desigualdade. Além disso, você estará ajudando quem precisa ao mesmo tempo em que contribui com a construção de um lugar muito melhor para você, sua família as pessoas próximas a você viverem.
O voluntariado é uma relação humana, rica e solidária. Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla onde o voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.
Mais importante: o voluntariado é escolha e um compromisso, ou seja, é um compromisso livremente assumido! É certo que cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Alguns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Há pessoas que sabem exatamente “onde” ou “com quem” querem trabalhar, enquanto outras estão prontas a ajudar no que for preciso, onde a necessidade for mais urgente. Por isso, escolha algo que una a necessidade com suas habilidades e gosto pessoal.
Voluntariado é algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha e a comunidade.
Os motivos que levam as pessoas a realizarem ações voluntárias dependem da história de vida e das expectativas de cada uma. Pode ser uma forma de encarar a vida, de perceber as necessidades dos outros, de entender seu papel na comunidade e partir para a ação, de adquirir experiência profissional, entre outros. O primeiro passo é se conhecer, enxergar suas qualidades, associar o que você pode e deseja mudar com coisas que te fazem bem e mãos à obra. Existem muitas pessoas, institutos, organizações e projetos ansiosos por voluntários como você! Seja qual for a sua motivação, o importante é que você tenha consciência dos seus “reais” motivos, pois isto trará bons resultados para você e para o público ou causa em que você irá atuar como voluntário.
Quer ser um voluntário no Bumerangue do Bem?
Venha fazer parte da nossa família, clique aqui: